domingo, 14 de julho de 2013

Mas na Real, o que quer dizer IPHAN e IPHAEP?

Bem querido leitores. Também fiz esta pergunta há uns 4 anos, quando iniciei minhas pesquisas e comecei a me deparar com termos novos, nomenclaturas estranhas para meu vocabulário raso até então. Foi ai que percebi que minha pesquisa me propiciaria lago mais além do que eu buscava: um amplo leque de saberes estaria se abrindo diante de mim, mudando minha percepção sobre as coisas.  Pois bem. Então vamos ao que interessa, né!
Primeiramente é interessante que você saiba que na esfera de proteção e preservação dos patrimônios (sejam materiais ou imateriais) existem Órgãos responsáveis por esta tarefa. A nível mundial podemos citar a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), fundada após o fim da Segunda Guerra Mundial. Fica sob responsabilidade deste Órgão o tombamento de Monumentos, Cidades inteiras e áreas que são de extrema importância na esfera nacional e internacional. 

(caso tenha ficado curioso para saber o que é tombamento, espera que esse é o assunto de outra postagem, tá! Então Fica ligado!). 


No Brasil contamos com o IPHAN, ( Sigla para Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Órgão Federal que é responsável pela salvaguarda dos Bens Nacionais ( sejam eles materiais ou imateriais). Atualmente este Órgão está vinculado Ao Ministério da Cultura.


Com efeito, cada Estado Brasileiro possui um Órgão subordinado ao IPHAN como se fosse uma espécie de "braço" para melhor atender as necessidades de preservação dos bens locais. Para tanto, o Estado da Paraíba possui o IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), atualmente instalado na Rua João Machado, 348 - Centro de João Pessoa/ PB, em um casarão igualmente tombado pelo mesmo órgão que o utiliza como sede. 


Estes Órgão são se extrema importância para a manutenção, proteção  e identificação de Bens Patrimoniais, muito embora a preservação destes bens não dependam única e exclusivamente destes. A população de um modo geral é tão igualmente responsável pela proteção do seu acervo histórico, protegendo e denunciando se caso for irregularidades e possíveis atos de depreciação de locais tombados, pois a destruição destes locais é a fatal destruição da memória de um povo: de nossas próprias raízes e memórias, pois um povo se memória é um povo morto. 


Espero que vocês caros leitores tenham curtido esta matéria e que tenham tirado suas dúvidas sobre o assunto. Claro que uma pesquisa não para por aqui, então abaixo seguem os links que vocês poderão acessar para saber um pouco mais a respeito do IPHAN e do IPHAEP.


Um Abraço fraterno
e Bons estudos!

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do
https://pt-br.facebook.com/pages/Iphaep/140258839447756

Nenhum comentário:

Postar um comentário