domingo, 14 de julho de 2013

Academia Paraibana de Letras







Situada na Rua Duque de Caxias, n.º 25, tombada pelo IPHAEP desde 26 de agosto de 1980, foi criado inicialmente em 14 de setembro de 1941 e contava com 11 cadeiras que posteriormente passaram para 30 em quantidade de acadêmicos.
Em 1959 após a reforma do estatuto criou-se mais 10 lugares totalizando o número de 40.
O emblema da academia foi inspirado nos movimentos dos séculos XVIII e XIX, tendo sido idealizado pelo cônego Mathias Freire e desenhado pelo Professor Eduardo Stuckert, trazendo o desenho do sol como símbolo de inteligência e talento, além da inscrição Decus et Opus que significa “estética e trabalho”.




























No seu interior encontram-se também o auditório Celso Furtado com capacidade de 101 pessoas, o memorial Augusto dos Anjos, além de uma biblioteca e memorial dos acadêmicos em seu interior e o “Jardim dos Academos” do lado externo da casa.

O prédio atual foi adquirido da ordem terceira de São Francisco pelo valor de Cr$. 70.000,00 (GUIMARÃES, P. 38), sendo originalmente erguido em estilo colonial. Antes da aquisição desse atual prédio as reuniões foram feitas onde hoje é a Biblioteca do Estado situado na Rua general Osório, nº 253.

FOTOS: LAIS LIMA SOBREIRA ®

Um comentário: