segunda-feira, 15 de julho de 2013

Capela de Nossa Senhora do Patrocínio - Antigo engenho Una/ São Gonçalo – Santa Rita / Chapel of Our Lady of Sponsorship - Old mill Una / São Gonçalo - Santa Rita / Capilla de Nuestra Señora del Patrocinio - Antiguo Molino Una / São Gonçalo - Santa Rita / Chapelle de Notre-Dame de parrainage - Ancien moulin Una / São Gonçalo - Santa Rita


A autora do Blog e ao fundo a Capela De NSa. do Patrocínio - Antigo Engenho Una 


Situada no antigo Engenho Una de propriedade do Senhor Antonio Pinto Mendonça, na várzea do Rio Paraíba, a 20 quilômetros da Capital João Pessoa, (em uma comunidade Rural conhecida por Patrocínio)em Santa Rita.

A antiga Casa Grande do Engenho Una - Santa Rita / PB

Detalhe da cúpula. Acredita-se segundo evidencias claras que antes desta cúpula o teto da capela seguia o formato hexagonal do local.



cúpula vista de dentro da capela

É interessante como a nave da Capela se assemelha ( em partes) com a Nave da Igreja da Misericórdia em João Pessoa - PB, em especial pelo altar-mor e o arco-cruzeiro.






É provavelmente datada de 1700 e abriga uma bela e raríssima nave hexagonal. Provavelmente também tenha sido construída a mando do então Mathias Soares Taveira, Senhor do Engenho que foi sepultado no interior da própria capela como era costume na época. No entanto a colocação da inscrição com a data é de 1913, o que de fato deve apenas ser uma referência que sugere o ano aproximado de construção do templo, sendo este não necessariamente de 1700, mas sim de anos um pouco posteriores ( das primeiras décadas do século XVIII).  As características seguem o estilo do século, conhecido como estilo maneirista ou jesuítico, como também estilo chão, nome mais correto para aquela arquitetura.

A exuberância e a atenção se volta a tal igreja devido a um detalhe incomum no Brasil em relação a arquitetura religiosa: a presença de nave em formato de um prisma hexagonal (6 lados). Outro detalhe importante também é que tal raridade pode ser comprovada ao passo que só existe mais uma capela em território brasileiro com esta característica arquitetônica: A Casa de Garcia D’Ávila ( aproximadamente de 1550), podendo ser chamada também de Castelo, Torre, Forte de Garcia d'Ávila ou simplesmente Casa da Torre e localiza-se no atual município de Mata de São João, no litoral da Bahia, Brasil.
Não desmerecendo o mérito da Casa da Torre, mas a Capela de Nossa Senhora do Patrocínio apresenta uma vivacidade única, diante de sua formação. A exemplo do traço clássico de sua estrutura, tal como suas colunas na fachada. Enquanto a “irmã Baiana mais velha” possui uma fachada bem mais sóbria e ausente de detalhes, o exemplar paraibano destaca-se por suas volutas na portada principal, além dos motivos florais que lembram em partes o Barroco Tropical. Por partes também a Casa da Torre preserva o telhado original hexagonal; fato que na Capela de Nossa Senhora do Patrocínio não ocorreu, tendo essa o telhado substituído por uma cúpula. Ainda referente à sua planta, a Capela do Engenho Una como também é chamada, possui outro detalhe impressionante, pois sua nave possui uma planta ligeiramente “oblongada”, possuindo dimensões de largura e comprimento que provavelmente vieram a influenciar por sua vez a construção de Igrejas como os de Nossa Senhora da Glória do Outeiro no Rio de Janeiro e a Igreja de São Pedro dos Clérigos no Recife.
A portada de beleza rara foi cautelosamente talhada em pedra calcária, com detalhes que chamam a atenção desde os pináculos até as volutas que fazem uma alusão às volutas barrocas existentes na arquitetura paraibana religiosa. O teto em cúpula provavelmente é fruto de uma reforma que serviu para substituir um telhado hexagonal. Na atual cúpula é possível ainda ver aberturas em forma de estrela.
Trata-se de um exemplar dos mais eruditos até então um tanto esquecido pelos município que o detém. Se não fosse pela comunidade ao seu entorno, o mesmo sem dúvidas estaria em ruínas. uma triste realidade no Município de Santa Rita/PB: O abandono e o desdém quanto a preservação de Bens Históricos. 
O certo é que a capela é um rico exemplar da arquitetura colonial; um conjunto que deve ser preservado e valorizado. 

FOTOS: LAIS LIMA SOBREIRA®/ Ghost =(

FONTE:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.080/277)

7 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! é uma pena ver essas importantes esculturas históricas tão desprezadas . Pretendo visitá-los.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente hoje ta se encontrando em situação difícil, piso afundando, teto e altar rachando, nos queremos uma ajuda dos órgãos responsáveis o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Ontem , 15.09.2019 fomos fazer.uma visita a esta linda igreja. Constatamos tudo que Lais falou.
    Vamos lutar pra que este patrimonio tombado, nao tombe por terra

    ResponderExcluir
  4. Ela mesmo linda eu sei porque sou deste desta comunidade, o sonho da nossa comunidade é ver a nossa capela reformada, uma raridade de 1700, e sim houve uma reforma em 1913

    ResponderExcluir
  5. Fui tantas vezes nessa Comunidade, mas não tive a oportunidade de vê-la aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faço parte da Comunidade, meu nome é Grifson, caso você queira nos visitar novamente posso pedir para que a capela seja aberta sem nenhum problema.
      (83) 98152-5753 meu contato

      Excluir
  6. Quanta beleza fico triste em saber que vive nesse estado

    ResponderExcluir