quinta-feira, 27 de julho de 2017

Capela da Usina São João ( Antigo Engenho)

Resultado de imagem para capela do engenho são joão santa rita pb
crédito de imagem: http://umdireitoamemoria.blogspot.com.br/2016_08_01_archive.html
Situada nas terras do Antigo Engenho São João Batista, posteriormente Engenho Central e a atual Usina São João, é um exemplar da construção do século XX. Apesar de sua importância histórica e artística a mesma se encontra em abandono, esquecendo-se de sua bela arquitetura neoclássica.

Nela fora batizado o eterno herói de Guerra André Vidal de Negreiros  nascido em Santa Rita, porém atualmente tomado por marimbondos. Deve-se saber também que a capela e o engenho pertenciam aos pais de André Vidal de Negreiros.

Recebeu ainda a visita ilustríssima de Vossa Majestade D. Pedro II no ano de 1859 que ,curioso almejava conhecer o local onde o grande chefe executivo das Capitanias das Províncias do Maranhão, Grão-Pará e guerreiro contra a invasão batava em nosso estado, havia sido batizado. Esta capela por sua vez não é do mesmo período do engenho. Tal conclusão deve-se não por sua data ( desconhecida) mas por sua ornamentação arquitetônica. 

2 comentários:

  1. QUERIDOS PROPRIETÁRIOS E GOVERNANTES, CUIDAR DA HISTÓRIA É TÃO ESSENCIAL COMO CUIDAR DO CORPO E DA ALMA. TODOS IRÃO EMBORA, MAS DEIXEM ALGUMA MEMÓRIA PARA NOSSOS DESCENDENTES. QUANDO PARTIREM NÃO LEVARÃO NADA DA MATÉRIA QUE CONSEGUIRAM ADQUIRIR. NÃO ABANDONEM A MEMÓRIA DE SEUS ESPAÇOS E DE SUAS RELAÇÕES.

    ResponderExcluir