quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Capela de Bom Sucesso - uma história de resistência e abandono



Uma excelente dica de leitura




Uma capela do Barroco Tropical datada do século XVIII em ruínas, bem no meio de uma reserva de Mata Atlântica no Litoral Norte da Paraíba, uma árvore e anos de abandono e descaso dos órgãos públicos responsáveis pela preservação dos patrimônios históricos e artísticos do Estado: Assim podemos iniciar as apresentações a saga da Capela de Bom Sucesso, situada no município de Lucena.

Situada numa área deslumbrante, o templo foi o tema do livro do padre Ernando Luiz Teixeira de Carvalho - A quem interessa Bom Sucesso?. Nele, o leitor poderá fazer uma viagem rumo passado, ao presente e ao rumo que poderá seguir ( talvez não muito feliz) para as ruínas da capela que atualmente encontra-se praticamente "de pé " graças a uma gameleira ( árvore de grande porte da família das figueiras). 


A verdade é que a árvore ao mesmo tempo sustenta e ameaça o prédio, uma vez que ela está totalmente enraizada por entre a parede do local.



Ruínas de Angkor Wat - Camboja

A árvore paraibana que está a engolir Bom Sucesso ( ou Bonsucesso)  não é centenária, mas possui um porte majestoso, muitas vezes lembrando um mini exemplar perdido nas Américas de Angkor Wat, no Camboja.

Não raro, muitos aventureiros munidos de suas bicicletas ou por meio de caminhadas costumam fazer trilhas nas imediações das ruínas paraibanas. Sempre admirados com esta combinação inesperada entre a arquitetura colonial e artimanhas da natureza. 

(para visualizar algumas das imagens, acesse o Google Imagens com as palavras chave "trilhas em capela bonsucesso lucena"). Para maiores informações sobre as ruínas do templo, abaixo seguem alguns endereços eletrônicos bem bacaninhas!!!!




UM SITE BEM INTERESSANTE!
O CONCIERGE
http://www.oconciergepb.com.br/coluna/caminhadas-na-natureza-trilha-ruinas-do-bonsucesso-em-lucena-litoral-norte-da-paraiba/

MATÉRIA MUITO BOA!
G1 PARAÍBA
http://g1.globo.com/pb/paraiba/paraiba-comunidade/videos/t/edicoes/v/conheca-a-trilha-ate-as-ruinas-da-igreja-de-bonsucesso-em-lucena-bloco-2/3932821/




Preservar o passado é saber reconhecer os passos que damos no presente em direção ao futuro.
FICA A DICA! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário