domingo, 28 de julho de 2013

Memorial da Arquitetura Paraibana


Possui influencia neoclássica, com abertura em verga. As janelas em portas estão dispostas me arco-pleno no pavimento inferior. Situado no prédio nº 02, no largo de São Frei Pedro Gonçalves, no bairro do Varadouro, o prédio que possui um telhado é apresentado em duas águas, foi tombado pelo IPHAEP no ano de 2000 e atualmente abriga uma exposição sobre o prédio e o próprio IAB na Paraíba (Instituto dos Arquitetos Brasileiros).
O prédio também já abrigou a Sede da Delegacia Federal da Agricultura e do Arquivo Morto do Governo do Estado da Paraíba.
Algumas plantas antigas estão dispostas como exposição no salão do casarão. A exemplo do projeto de Reforma de fachadas na Rua Duque de Caxias do Senhor João Celso Peixoto de Vasconcelos e o projeto do Pavilhão do Orfanato D. Ulrico para a festa das Neves a ser montado na Avenida General Osório.

A sua obra de restauração foi executada pela Linea Engenharia Ltda. O prédio data do ano de 1903 à 1905, erguido durante o governo de José Peregrino d’Araújo, tendo sido destinada em outros tempos à abrigar a Recebedoria de Rendas do Estado, associada ao funcionamento do Porto do Capim. O último uso datou de 1981, justo no ano em que a Delegacia Federal da Arquitetura devolveu o prédio ao Governo do Estado. É uma edificação situada num declive acentuado, estando ainda em parte no Pátio da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Possui dois pavimentos e em 1991 foi cedida pelo governo do Estado ao IAB.

FOTOS DO LOCAL, LINK A BAIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário